O “Olé!” e outros programas da nossa Festa…



Depois de muito ler sobre o recente programa da SIC “Olé”, tinha até decidido não me pronunciar sobre o tema, até porque seria dar-lhe demasiada importância. Não vi tal programa, porque fui aos toiros. Se assim não fosse talvez até tivesse ligado a TV na SIC, o que aconteceria pela primeira vez desde há muitos anos, pois desde que assisti a um programa moderado pelo anti Rodrigo que nunca mais vi esta estação de televisão.
Mas como disse, muita coisa se escreveu sobre a emissão deste programa e sobre a participação no mesmo de ilustres taurinos e até de dois grupos de forcados. E foi depois de ler muitos desses comentários e até alguns artigos de opinião que decidi que deveria tecer algumas considerações sobre este tema.
É evidente que o “Olé” em nada dignificou a Festa de Toiros, antes pelo contrário, penso que terá servido pura e simplesmente os interesses anti taurinos da estação de televisão de Carnaxide. Disso não tenho dúvidas, muito menos depois de ler o comunicado que a SIC emitiu sobre o programa em causa. Por isso, considero que todas as manifestações/comentários que os aficionados fizeram a mostrar a sua indignação, foram e continuam a ser bastante pertinentes e necessários à nossa Festa. Mas não devem nunca esquecer-se de que este programa televisivo apenas foi possível com a participação ativa de taurinos ilustres e que é dentro da Festa que estão os seus principais delatores. E isto não se verifica só no âmbito deste tipo de programas, vemo-lo constantemente noutro tipo de manifestações onde a responsabilidade dos ditos agentes da Festa deveria ser ainda maior. E sobres isto, nem uma palavra até hoje (que eu tenha visto…).
Estou a referir-me a dois cartazes anunciadores de corridas de toiros: o da Póvoa do Varzim, dia 14 de Julho e o da corrida do Montijo dia 27 de Julho.
Quando é que em cartazes deste tipo pode aparecer uma fotografia de um cavalo de um conhecido rejoneador a morder um toiro? É esta a imagem que queremos transmitir da nossa Festa?
            Se com o programa da SIC se está a denegrir a figura do forcado, símbolo único do nosso país taurino, com estas fotografias não se está a denegrir uma outra “figura” bem mais importante, digo até, crucial que é o TOIRO?
Depois não se admirem que venham os animalistas aproveitar estas fotos para publicitar o que tanto apregoam sobre os maus tratos e as indignidades praticadas aos toiros durante as corridas.
Isto para não falar das manifestações de agrado de alguns “aficionados” perante a prática de tais alardes durante as corridas de toiros (qual cena de circo acompanhada com palminhas…), que incentivam o público que vai às praças a gostar deste tipo de números, fazendo com que cada vez abundem menos os verdadeiros aficionados.
E contra isto ninguém se manifesta? Todos aceitam? É que no meio de tanta indignação contra o programa de televisão emitido no passado sábado, ainda não vi um comentário que fosse a tanta publicidade às corridas de toiros da Póvoa do Varzim e do Montijo…


Por: Catarina Afonso



Sem comentários:

Enviar um comentário