E o prémio para a melhor pega foi para…


Depois de mais uma corrida de toiros em que foram atribuídos prémios para a melhor lide e para a melhor pega, sou tentada a manifestar a minha opinião, que vem já de há muito e que cada vez mais se consolida: inseridos numa corrida de toiros e nos moldes em que atualmente se atribuem, sou contra a existência de prémios.

Mas antes quero referir que não percebo nada da arte de pegar toiros, mas que, nos dias que correm, são os grupos de forcados que me levam ainda a marcar presença em algumas praças de toiros para presenciar uma corrida.

Se, relativamente ao prémio denominado para a melhor lide, não há muito a fazer a não ser concordar ou não concordar com a escolha do júri (quando existe), já em relação ao prémio para a melhor pega, gostaria de deixar alguns pontos para reflexão…

Antes da corrida na qual se vai disputar o prémio, deve esclarecer-se o público sobre o que é que se considera uma pega no caso concreto. Se é o desempenho do forcado da cara durante a pega ou se é o desempenho de todos os elementos do grupo que saltam à arena para tentar pegar o toiro. Só assim se pode avaliar corretamente a decisão do júri e comparar e discutir essa mesma decisão. É que já vi pegas em que o forcado da cara está muito bem, mas os restantes elementos estão menos bem ou até mal e é atribuído, nestas condições, o prémio para a melhor pega. Ou então o forcado da cara brilha mais porque as ajudas estão menos bem e o deixam sozinho na cara do toiro durante mais tempo. Na minha humilde e ignorante opinião, em situações destas o prémio deveria ser atribuído ao melhor forcado da cara e não à melhor pega, pois considero que uma pega deve ser avaliada através do comportamento de todos os elementos do grupo e não só do forcado que vai à cara do toiro.

Por isso é que, muitas vezes, quando é atribuído o prémio para a melhor pega eu considero que foi mal atribuído, pois o grupo, no seu conjunto, não esteve bem e, muitas vezes até que há violação das mais elementares normas da arte de pegar toiros, como é o caso do número de elementos que participam na pega.(Nestes casos, penso até que deveria estar prevista uma penalização para os grupos que, na realização duma pega, utilizam mais do que o número regulamentar de elementos previsto).

Só assim haveria mais rigor na apreciação e na atribuição de prémios para a melhor pega, ou para o melhor grupo ou para o melhor forcado da cara (este que nunca vi ser atribuído) e evitar-se-iam muitas discussões que, muitas vezes, mais parecem discussões sobre o sexo dos anjos…

Por: Catarina Afonso

Sem comentários:

Enviar um comentário